quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Chupa Cabra


                                            Chupa Cabra
A mitologia de vários povos é recheada de personagens fantásticos, com força sobre-


O chupacabra é um personagem lendário da América latina, conhecido em todo o mundo como um vampiro bebedor de sangue de animais
humana e poderes mágicos. Algumas dessas criaturas acabaram se transformando em lendas e ficaram mundialmente conhecidas ou por meio da tradição oral, ou por meio de histórias retratadas com frequência em livros e filmes. Outras acabaram caindo no mais completo ostracismo, e só são lembradas quando a história de um povo é repassada.
Mas o que essas criaturas têm de tão especial para que consigam transcender o tempo e o espaço? A resposta, segundo especialistas em mitologia, é que esses mitos legitimaram os fundamentos culturais de uma tribo, de uma cidade ou de uma nação de acordo com verdades universais. Eles foram criados de acordo com a história, as religiões e os heróis de cada povo e desafiaram o tempo devido ao seu grande significado histórico.
Por isso, é difícil estudar a história antiga, sem falar das crenças greco-romanas, de seus deuses e heróis e, claro, de seus inimigos, sempre retratados como seres fantásticos. Ou ainda da história anglo-saxã, sem que sejam mencionadas as crenças em bruxas, dragões e espadas mágicas. Impossível também não associar os vikings aos deuses e gigantes nórdicos. Deuses como Thor e Odin, por exemplo, já renderam desenho animado, filmes, contos infantis, peças de teatro e jogos de computador.
Hoje, num mundo em que heróis são pessoas comuns, enfrentando inimigos igualmente comuns, é natural que essas criaturas lendárias ainda povoem nosso imaginário e nos fascinem. Afinal, o ataque de criaturas fantásticas à humanidade hoje está confinada a filmes como "Godzilla", "Cloverfield" e "Guerra dos Mundos". Em alguns casos, há alienígenas como o chupacabras que chupam o sangue de animais.
As dez criaturas lendárias listadas neste artigo não seguem nenhuma ordem em especial. São seres fantásticos que atravessaram as fronteiras do tempo e que, de certa forma, vão de encontro aos nossos medos mais profundos.



Nenhum comentário: