quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Pé-Grande


                                                    Pé-Grande
Nas florestas do noroeste dos EUA e do sul do Canadá vive uma criatura de cerca de 3 metros de altura e corpo recoberto por pelos marrons avermelhados que, de tempos em tempos, aparece para meter medo em turistas, trilheiros e caçadores: o pé-grande, ou sasquatch. A criatura, segundo relatos, anda sobre duas pernas e a passos longos, fica reto como um ser humano e tem um rosto que é uma mistura de gorila e ser humano.
No folclore de muitas tribos indígenas americanas, o pé-grande, apesar do tamanho imenso e da cara assustadora, é uma criatura pacífica, muito inteligente e com poderes espirituais. Curioso, ele costuma aparecer em acampamentos para observar os humanos e os objetos que eles usam. Alguns relatos dizem que o pé-grande anda em bando. Outros, que ele está sempre sozinho. Nenhum, porém, fala de ataques da criatura a seres humanos - a menos, é claro, que ela seja seriamente provocada.
Como há muitos relatos de aparições de pé-grande nos EUA e no Canadá, pesquisadores saíram à procura de provas de sua existência. Foram encontrados pelos, pegadas e marcas de seu corpo, mas ainda não há evidências conclusivas de que tal criatura exista.
O criptozoólogo Grover Krantz, professor de antropologia física da Universidade Estadual de Washington, foi um dos poucos cientistas que pesquisaram o pé-grande, dizia que ele é parente do gigantopithecus, uma criatura que viveu na Ásia central e no sudeste asiático entre 1 milhão e 9 milhões de anos atrás. Aparentemente, os descendentes de gigantopithecus chegaram até aqui cruzando uma ponte de gelo entre o norte da Ásia e o norte da América do Norte. Daí o fato de o pé-grande ser confundido com seu primo asiático, o abominável homem das neves, que você vai conhecer na próxima página.

Nenhum comentário: